Maior termelétrica do Brasil em geração a partir de múltiplas biomassas começa a ser construída

Com investimento de R$ 650 milhões de reais e 80 MW de capacidade instalada, a UTE Cidade do Livro inicia fase de obras na cidade de Lençóis Paulista (SP)

Por Conexão Construção 29/11/2023 - 22:06 hs
Foto: IBS Energy
Maior termelétrica do Brasil em geração a partir de múltiplas biomassas começa a ser construída
Planta terá capacidade instalada de 80 MW

A Usina Termelétrica Cidade do Livro, do Grupo IBS Energy, iniciará a sua fase de construção. Com investimento de R$ 650 milhões, será a maior termelétrica do Brasil voltada para a geração de bioenergia e bioeletricidade por meio de múltiplos tipos de biomassa. Localizada em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, foi o único empreendimento “verde” a vencer primeiro leilão de reserva de capacidade da ANEEL, em 2021. A cerimônia que marca o começo das obras acontece em 30/11, em Lençóis Paulista, e contará com a presença de membros do governo, autoridades e empresários.  

Com 80 MW de capacidade instalada, a planta produzirá energia suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. Instalada em uma área de 146 mil m2, irá movimentar para o seu abastecimento uma área equivalente a 20 mil hectares de floresta plantada de eucalipto. Com a queima direta de biomassa em caldeira a vapor, a planta deverá gerar 250 ton/h de vapor, operando com dois geradores de 40 MW, cada. 

Entre os principais insumos utilizados para a geração de energia estão o bagaço e a palha da cana de açúcar e o cavaco de madeira, com flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da agroindústria da região. 

O nome da UTE é uma homenagem a região onde ela está instalada, Lençóis Paulista, reconhecida oficialmente pela União como a “Capital Nacional do Livro”. O local reúne uma série de fatores logísticos e ambientais favoráveis, como o apoio da administração pública, acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia. 

“Lençóis Paulista possui uma grande oferta de biomassa e resíduos oriundos das empresas que ali estão instaladas. Além disso, a região apresenta ótima infraestrutura logística. O apoio do poder público local e a receptividade da comunidade, também foram fatores determinantes na escolha da cidade como berço da nossa termelétrica”, afirma Luiz Mello, CEO do Grupo IBS Energy.  

Alinhado ao conceito de sustentabilidade, a unidade contribuirá com o meio ambiente por meio da utilização da água de esgoto do município de Lençóis Paulista, para resfriamento da planta industrial, poupando recursos naturais, bem como dispêndio de recursos públicos para o tratamento da água. Além disso, toda a energia gerada será certificada com origem de fonte renovável, que comprova a origem do processo, com o balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta. 

Outro destaque é a geração de emprego e renda na região. Durante a fase de obras, a usina prevê a criação de 1500 vagas de empregos diretos e indiretos por todo o ciclo de vida do empreendimento, possibilitando incremento de renda para a comunidade local. 

A UTE Cidade do Livro é o primeiro projeto do Grupo IBS Energy em geração própria, que será comercializada no mercado livre de energia elétrica. O projeto possui todas as condições necessárias, com contratos assinados com a CEETEP e CPFL referente a linha de distribuição e ponto de conexão para o despacho da energia. A operação comercial está prevista para julho de 2026. 

“O Brasil conta com uma matriz energética sustentável, com 83% de fontes renováveis. Devido a urgência de se fazer a transição para uma energia de baixo carbono, precisamos investir fontes naturais e que ofereçam segurança energética. Esse é o primeiro projeto com essas características e escala no Brasil, diversas inovações em seus processos, capazes de trazer inovação e desenvolvimento do ponto de vista econômico e ambiental”, conclui Luiz Mello.